segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[RESENHA] OS 13 PORQUÊS - JAY ASHER

ISBN-13: 9788508126651
ISBN-10: 8508126654
Ano: 2009 / Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Ática


“Se você escuta uma canção que te faz chorar quando você já está cansado de lágrimas, não a escuta mais. Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar uma decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça.”

SINOPSE

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

RESENHA
Depois de tanto me preparar para esse momento chegou a hora de resenhar o livro "Os 13 porquês - Jay Asher". Tal preparação se deu pelo fato de eu sempre procurar esse livro para comprar, de sempre tentar reservá-lo e só após 4 anos de busca conseguir comprá-lo. Deixo aqui também uma crítica construtiva a Editora Ática, pois um livro com uma procura tão grande como esse deveria ser mais fácil de encontrar, e nem estou falando de compras em sites de venda, não. Estou falando nas livrarias mesmo, ele sempre estava em falta. Hoje percebo que se ele fosse melhor divulgado e mais fácil de encontrar, ele seria bem mais conhecido do que é atualmente, pois é um ótimo livro, merecia ser melhor apresentado pela editora.
Trata-se de uma narrativa dupla, ou seja, uma narrativa dentro de uma narrativa, que nos conta um pouco sobre os últimos dias de vida Hannah Baker, uma adolescente que se suicida e deixa fitas com as 13 razões para sua morte, falando sobre os motivos, suas histórias, segredos e também sobre os culpados, como cada um teve influencia em sua última escolha na vida.
O livro começa com o ponto de vista de Clay (sendo ele o principal narrador da história). Ele recebe as 7 fitas cassetes e quando começa a ouvi-las fica horrorizado e já pensa em não escutar mais, pois ele não entende como pode estar na lista do culpados, já que era apaixonado pela garota, já que tentou ficar com ela numa noite em que tudo aconteceu errado... Porém se a fita chegou em sua casa é porque ele teve algo a ver com a sua morte, então ele deve ouvir e passar para o próximo da lista.
Mal sabia Clay que ele era uma das pessoas mais importantes daquelas fitas...
O garoto começa a escutá-las e a entender um pouco mais a pobre Hannah, que sempre foi conhecida por ser uma garota fácil, que se entregava rapidamente aos meninos da escola, porém não foi bem assim que as coisas verdadeiramente aconteceram. Desde o seu primeiro beijo, desde a primeira mentira sobre sua personalidade e então tudo foi virando uma bola de neve, uma bola que Hannah não teve forças para parar.
O que mais gostei no livro foi a escrita leve e sensível de Asher que nos faz sentir o que Hannah sentia, nos fazer entender todos os seus problemas e segredos e também ver como Clay se sentia ao saber da verdade e conhecer mais a garota por quem era apaixonado. Podemos sentir e sofrer junto com ele ao descobrir o motivo de estar nas fitas e a aflição que o mesmo sente quando percebe que pode ter escutado suas últimas palavas.
Um livro forte, tocante e simples, que nos faz pensar em nossas atitudes que, muitas vezes, são tão pequenos, mas que podem ser a fagulha que faltava para começar um incêndio em outra pessoa.

Um comentário:

  1. Adorei sua resenha ><
    Eu até hoje quero comprar esse livro mas sempre está tão caro que fico triste, não resisti e li online e adorei esse livro, simplesmente lindo e tocante.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir