sábado, 5 de março de 2016

[RESENHA] FALE! - LAURIE HALSE ANDERSON



ISBN-13: 9788565859073
ISBN-10: 856585907X
Ano: 2013 / Páginas: 248
Idioma: português 
Editora: Valentina



"Aposto que já estariam separados, a esta altura, se eu não tivesse nascido. Tenho certeza de que fui a maior decepção. Não sou bonita, nem inteligente, nem atlética. Sou como o casal - um parasita comum envolto em segredos e mentiras. Não dá nem para acreditar que vamos ter que continuar atuando até eu me formar. É uma pena que a gente não possa admitir que nossa vida familiar foi um verdadeiro fracasso, para então vender a casa, dividir a grana e tocar a vida adiante.
Feliz Natal"

SINOPSE



“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.



E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.


Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

RESENHA

O livro "Fale!" foi escrito por Laurie Halse Anderson, uma autora já conhecida por abordar temas difíceis e importantes em seus livros. Nesse somos apresentados a Melinda, uma menina que visivelmente passando por problemas.

Sozinha e cada vez mais deprimida, a garota tenta se esconder de tudo e todos, já que quando encontra seus amigos na escola eles já não estão mais tão amigáveis assim. As notas de Melinda, que antes daquela festa era uma das melhores alunos da sala, estão caindo cada vez mais e a equipe docente e nem seus pais parecem perceber que não é apenas uma dificuldade pedagógica, que essa menina precisa conversar com alguém.

Mas nas aulas de artes ela consegue se expressar por meio de suas obras, nas aulas de artes ela consegue olhar verdadeiramente para alguém e não apenas se esconder dos olhares, nas aulas de artes ela começa admirar o trabalho e a forma como o professor parece entender que ela precisa de um socorro. Estará Melinda pronta para se abrir e dizer o que realmente aconteceu na festa que virou a sua vida de ponta cabeça? E será que as pessoas realmente querem ouvir o que ela tem a dizer?

O livro "Fale!" nos traz difíceis realidades: jovens que pedem socorro e violência sexual. Muitas vezes falar é o mais difícil. Muitas vezes as pessoas não nos dão ouvidos. Muitas vezes é mais fácil fingir que não está vendo os sinais da mudança de nossos jovens. Com certeza foi um livro que me surpreendeu e que me fez refletir MUITO.

A forma como Laurie escreve também é imprescindível para que a gente entenda o que está acontecendo com Melinda, se envolva e se emocione com a história. A capa é linda e totalmente significativa. A Editora Valentina, mais um vez, fez um ótimo trabalho de edição.

Esse livro deveria ser lido por todos os adolescentes do nosso país, pelos professores e pais. É aquele tipo de livro que, sem clichês, pode mudar o mudo, ou pelo menos a sociedade da qual fazemos parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário