quarta-feira, 23 de março de 2016

[RESENHA] QUARTO - EMMA DONOGHUE


ISBN-13: 9788576861317
ISBN-10: 8576861313
Ano: 2011 / Páginas: 350
Idioma: português 
Editora: Verus

"- Ei, sabe de uma coisa, se você botar ele embaixo do travesseiro, vem uma fada de noite, invisível, e faz ele virar dinheiro.
- Aqui não, lamento - disse a Mãe.
- Por que não?
- A fada dos dentes não sabe do Quarto. - Os olhos dela olhavam através das paredes.
O Lá Fora tem tudo. Agora, toda vez que penso numa coisa, como esquis ou fogos de artifício ou ilhas ou elevadores ou ioiôs, tenho que lembrar que eles são reais, acontecem todos juntos de verdade no Lá Fora. Isso deixa a minha cabeça cansada. E as pessoas também, bombeiros, professores, ladrões, bebês, santos, jogadores de futebol e gente de todo tipo, eles estão todos no Lá Fora. Mas eu não estou lá, eu e a Mãe, nós somos os únicos que não estão lá. Será que ainda somos reais?"

SINOPSE

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

RESENHA

Fiquei tão maravilhada ao terminar esse livro que fala de um tema tão forte, mas com tanta sensibilidade, narrado por uma criança de 5 anos, Jack, que só conhece o Quarto, para ele é o único mundo que existe, onde ele vive com sua Mãe e cria diversos Planetas no Espaço Sideral em sua mente e na Televisão. 

O Quarto na verdade é uma prisão e Jack é fruto do sequestro e estupro do "Velho Nick", mas o amor à um bebê libertou a sua Mãe, desde que carregou Jack no colo pela primeira vez sua vida começou a mudar  e juntos eles descobrem que esse laço é inquebrável e que sempre terão um ao outro, no Quarto ou no Lá Fora.

O trabalho de edição e diagramação da Verus Editora (um dos selos do Grupo Editoral Record) é simplesmente INCRÍVEL, IMPECÁVEL e todos os outros elogios que eu possa dar. 

O livro é narrado por uma criança de 5 anos e a autora, Emma Donoghue, escreve REALMENTE como um menino, como uma criança, trancafiada e com alguns conhecimentos aguçados, enquanto outros estão totalmente atrasados ou em construção.

"Quarto" será aquele livro que irei indicar a todos e que com certeza, marcou a minha vida literária. Eu não preciso terminar o ano para saber que esse será uns dos melhores livros que li em 2016.


Um comentário:

  1. Olá! O blog Espaço Nerd marcou você em uma tag.

    Segue o link: http://nerdandgeekspace.blogspot.com.br/2016/03/tag-liebster-award.html

    Espero você lá.

    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir