quinta-feira, 7 de abril de 2016

[RESENHA] OS BONS SEGREDOS - SARAH DESSEN



ISBN-13: 9788565765763
ISBN-10: 8565765768
Ano: 2015 / Páginas: 408
Idioma: português 
Editora: Seguinte

"Era isso. Ninguém era capaz de saber o que viria adiante; o futuro era a única coisa que jamais poderia ser destruída, porque ainda não tivera a chance de existir. Num minuto, você está andando sozinha pelo bosque escuro; noutro, a paisagem muda, e você enxerga. Enxerga algo maravilhoso e inesperado, quase mágico, que jamais teria encontrado se não tivesse seguido em frente. Como uma nova amizade que parece antiga, uma lembrança que nunca vai esquecer. Talvez até um carrossel."


SINOPSE

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 


RESENHA

Sidney leva a sua vida às margens das burradas que seu irmão, Peyton, cometeu. Com o seu vício em bebidas e drogas  ele já se envolveu em vários pequenos delitos por isso já passou por várias reabilitações. Até que em uma noite resolveu dirigir embriago e atropelou David Ibarra, que acabou ficando paraplégico.

A garota não sabe o que se passa na cabeça de seu pai, mas na de sua mãe ela não tem dúvidas, pois ela deixa isso bem  claro: Peyton é uma grande vítima nessa história. Sidney se sente culpada pelo irmão, pensa o tempo todo em Ibarra e não concorda com as atitudes e superproteção da mãe. Porém não adianta falar, Sidney é invisível, está coberta pelos grandes problemas do irmão.

Para ajudar os pais, que já gastaram muito dinheiro com o irmão em reabilitação e advogados, Sidney resolve sair da escola particular em que estuda e começar a frequentar uma escola pública da região. Em seu primeiro dia de aula, ela para em uma pizzaria no final do dia e lá será surpreendida por uma pizza deliciosa, uma grande amizade e por alguém que finalmente a enxerga.

"Os bons segredos" é o primeiro livro que li da autora Sarah Dessen e devo dizer que esperava mais...

O que chamou muito a minha atenção foi, realmente, a invisibilidade de Sidney e o personagem Mac, que é um fofo, aquele cara lindo, inteligente e centrado, que nem percebe todas as qualidades que tem.

É um bom livro, com uma escrita leve e fluída, porém acho que alguns detalhes poderiam ter sido mais aprofundados e melhor aproveitados. Sabe aquele gostinho de quero mais? Então, foi o que senti ao ler. E não, não é um gostinho de quero mais tipo quero uma continuação, apenas um gostinho de preciso de mais detalhes...

A capa, diagramação e todo o trabalho da Editora Intrínseca está muito bonito, muito mesmo. O marcador que vem junto com o livro, marca registrada da editora, também é uma graça!

Para mim, que estava vindo de uma série de leituras cheia de lágrimas, foi uma ótima pedida, pois deu aquela leveza necessária, aquela calmaria depois de uma grande ressaca literária.


NOTA DADA NO SKOOB: ★ (4/5)


"Vidas felizes, normais, em que tudo acontecia de maneira feliz e normal num mundo que podia ser tudo, menos feliz e normal. Depois que se toma consciência disso, que passamos por algo que torna isso claro como água, não dá pra esquecer. Como um rosto. Ou um nome. Não importa como você descobre essa verdade absoluta: uma vez que você a aprende, ela nunca mais vai embora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário