segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

[RESENHA] BALADA 80 - DENISE BARBOSA



ISBN-13: 9788556950123
ISBN-10: 8556950124
Ano: 2016 / Páginas: 346
Idioma: português
Editora: Young



"Minha cabeça já estava dando um nó. Não é que estivesse ruim conviver com todos e conhecer um pouco sobre a década de oitenta, mas é que eu já estava perdendo a minha identidade diante de tantas mentiras e omissões. Onde aquilo tudo iria parar? E o que implicaria para mim no futuro com esse deslocamento ao passado? Precisava urgentemente voltar!"



SINOPSE

Vanessa vive em seu mundo fechado de músicas, tecnologias e gírias, mas quando finalmente conhece o garoto dos seus sonhos, percebe que precisa abrir novos horizontes do seu conhecimento, porque Ricardinho é muito culto e obcecado por filmes e músicas dos anos oitenta.

Enquanto, a contragosto, resolve conhecer mais sobre aquela época, coisas desagradáveis começam a acontecer na sua vida. Decepções, controvérsias e um acidente com o seu pai faz com que Vanessa desanime da sua vida e de uma maneira inusitada é transportada para os anos oitenta, totalmente sozinha e confusa, onde passará por momentos extraordinários.

Alguém já imaginou ter a sua própria mãe como amiga de adolescência? Imaginou encontrar pessoas que jamais achou que iria ver outra vez? Imaginou ficar sem a internet e celular por alguns dias? Mas isso pode ser muito divertido.



RESENHA

Vanessa é a típica adolescente: fechada em seu mundinho moderno, com as tecnologias atuais, redes sociais e gírias. Até que fica afim de Ricardinho, que é tudo o que ela não é: culto, ama filmes e músicas dos anos 80 e aberto ao diferente, sem preconceito com os gêneros antigos.

Ela terá que, mesmo sem querer, aprender sobre essa década se quiser conquistar Ricardinho, então, obviamente, é o que ela começa a fazer até que após decepção muito grande se vê transportada aos anos 80. Não vai ser fácil, porém será extraordinário e muito divertido... Ela precisa voltar aos dias atuais para ver como ficará a sua vida, precisa se adaptar a sua nova melhor amiga nos anos 80, que por sinal é a sua mãe (adorei hahah) e decidir entre Victor e Ricardinho. Será que as baladas de sábado a noite, ajudarão em tudo isso?

"O que é bom não cai no esquecimento" e com certeza essa obra não cairá. Confesso que mesmo amando as "velharias" dos anos 80 fiquei receosa, porém foi um livro que foi me conquistando a cada página. Muitas vezes os diálogos acabam acontecendo de forma infantil, porém ao final da leitura compreendi que era uma forma de mostrar o constraste da juventude atual com a da década de 80.

"Balada 80" chegou até mim como cortesia da @youngeditorial e a Editora caprichou demais na capa, diagramação e no início dos capítulos. Já a autora Denise Barbosa, arrasa na escrita desse livro e também nos lindos e nostálgicos quotes musicais que me fizeram relembrar e baixar várias "novas" músicas no Spotify haha

4 comentários:

  1. Olá!

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas só pela sinopse e seus comentários, super me simpatizei com toda a trama. Espero ter a oportunidade de ler um dia.
    Adorei a resenha.

    Cris
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Tomara que consiga, foi uma leitura muito boa

      <3

      Excluir