quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

[RESENHA] MEU CORAÇÃO E OUTROS BURACOS NEGROS - JASMINE WARGA


ISBN-13: 9788579802683
ISBN-10: 8579802687
Ano: 2016 / Páginas: 312
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores


"- Não, eu entendo. É como se sua tristeza fosse tão profunda e destruidora que você tem medo de que ela vá afogar todas as pessoas de sua vida se deixá-las ficar muito perto.
Ele entente."


SINOPSE


Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.


RESENHA


Aysel tem apenas 16 anos, mas já passou por muitas coisas na vida, coisas essas que fazem com que queira morrer. Suicídio é uma coisa muito séria e a garota tem medo de desistir na última hora, precavida, ela acessa diariamente o site "Passagens Tranquilas" à procura de um Parceiro de Suicídio, para que ambos consigam junto realizar o desejo de se matar.

Na verdade o grande medo de Aysel é se tornar uma pessoa como seu pai que sofria problemas psicológicos e cometeu um crime muito grave. Sozinha, triste, com medo e sofrendo com a falta do pai, Aysel vê que a única solução para a grande lesma que sente dentro de si é achando um parceiro, até que ela finalmente encontra o RobôCongelado, user do seu parceiro no site, e juntos arquitetam todos os planos para o grande dia 7 de abril.

Como organizar um suicídio não é nada fácil eles acabam se conhecendo melhor e também a família de ambos, Aysel não querer revelar os motivos que tem para isso, mas Roman (esse é o nome do RobôCongelado) acaba se abrindo com ela e é tão triste ver dois adolescentes com uma vida inteira pela frente tão desolados, tão sem esperanças, sentindo tanta culpa...

O livro "Meu coração e outros buracos negros" mostra como a depressão é uma coisa séria e como, na maioria das vezes, as pessoas não entendem isso ou acham que se deixar a pessoa quietinha tristeza irá passar, mas não, não passa, sim, só aumenta e é tão difícil sair desse buraco negro sem fim.

Posso dizer que ao mesmo tempo quechorava com a profundidade e a carga emocional da história, também ria do sarcasmo que ele carrega. O final desse livro é uma coisa surpreendente e emocionante. Depois que o li, reli, chorei tudo de novo e me apaixonei ainda mais. Com certeza entrará para uma das leituras mais queridas do ano e que marcou, complemente, o meu coração, mesmo que ele não tenha tantos buracos negros assim.

"Talvez todos nós tenhamos escuridão dentro de nós e alguns de nós são melhores em lidar com isso do que outros. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário