quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

[RESENHA] O PRESENTE - CECELIA AHERN


ISBN-13: 9788581633145
ISBN-10: 8581633145
Ano: 2013 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: Novo Conceito

"Está é uma história sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa que é desembrulhada, e cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo"




SINOPSE


Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar.

Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha.

Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos...

Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego.

Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber...

Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações.

Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.



RESENHA


Noite de Natal, policiais fazendo ronda e um menino, revoltado, atira um peru na janela da nova casa de seu pai.
Conversar com esse adolescente não é nada fácil, então Raphie, o policial, tenta lhe contar uma historia e lhe ensinar uma lição:
Lou, vive para o trabalho e sempre faz duas coisas ao mesmo tempo, nunca presta atenção na família, nas pessoas e em nada, apenas no dinheiro.

Sendo um péssimo pai, péssimo marido, péssimo filho e um péssimo irmão, a única coisa que está em seu interesse é a promoção em seu serviço (trair a esposa nas horas vagas também) e pra isso ele é capaz de passar por cima de todos, mas talvez nem precise de tanto, pois após conhecer Gabe, um mendigo que parece conhecer a vida de todos no escritório, ele descobre um novo espião e uma forma de controlar tudo o que acontece em sua vida profissional, sendo assim resolve "ser uma boa pessoa" e lhe dá um emprego.
Mas Gabe, na verdade, além de ajudá-lo irá mostrar a Lou uma nova forma de ver velhas atitudes e mudar completamente a sua vida. Mas será que é disso que o empresário precisa?

O livro "O presente" foi o primeiro livro natalino que li e a escrita de Cecelia arrasa sempre, a forma como ela escreve muda em cada um de seus livros e isso me encanta, menos nesse protagonista aí que foi difícil de criar uma empatia...


Apesar de não gostar do personagem, a história tem uma linda mensagem sobre como o tempo age em nossas vidas que me cativou, acredito que por ser um conto natalino a história tem certos aspectos e um final triste, porém devo salientar que gostei do fechamento da história, não tentem me convencer a gostar de um personagem insuportável e traidor em um passe de mágicas, não, nem Papai Noel conseguiria essa façanha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário