terça-feira, 3 de janeiro de 2017

[RESENHA] SIMON VS. A AGENDA HOMO SAPIENS - BECKY ALBERTALLI


ISBN-13: 9788580578928
ISBN-10: 8580578922
Ano: 2016 / Páginas: 272
Idioma: português
Editora: Intrínseca

“Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão.”


SINOPSE

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


RESENHA

Simon é gay, porém ninguém sabe,afinal ele mora em um dos lugares com mais preconceito dos Estados Unidos, apenas Blue, com quem ele conversa diariamente por e-mail. Para Blue Simon é o Jacques e Simon também não sabe quem ele é, apenas que estuda da mesma escola que ele. Assim é a relação dos dois: cumplicidade, partilhas e o segredo da identidade.

Até que um belo dia saindo da biblioteca da escola após usar os computadores para conversar com Blue, Simon é parado por Martin, um cara que ele nunca tolerou, e que o chantageia, quer conhecer a sua amiga Abby ou revelará o conteúdo dos e-mails. Simon se desespera, pois como será isso para Blue? Como ele fará isso com a sua amiga? Como irá contar para as pessoas que é gay? Mas o mais importante: como Blue reagirá quando saber que o Jacques na verdade é o Simon?

Simon é aquele personagem que você quer pegar no colo e ser amiga pra sempre, tipo BEST FRIENDS FOREVER, andar igual nas ruas, fazer tatuagens em conjunto e todo o mais...

Becky, a autora, é uma psicóloga americana que SABE do que está escrevendo, pois lida diariamente com adolescentes, e como ela escreve bem, você não consegue parar até chegar na última página.


O livro "Simon VS. a agenda Homo Sapiens" é um romance gay extremamente divertido que roubou o meu coração e inúmeras risadas. Uma forma nada clichê que nos mostra respeito, amizade, diferentes formas de amor e, principalmente, a igualdade que deve existir. Um livro nada clichê que vem de pouquinho em pouquinho mostrar uma realidade que precisa ser mais aberta e dialogada: a aceitação.
Respeitar um gay não te torna gay, te torna humano, então vamos acordar coleguinhas e amar o próximo, sendo ele gay, hétero, homem, mulher, ET, alien etc.

Sabe quando você termina o segundo livro do ano e pensa "cara, terminei um dos melhores que livros que irei ler esse ano!",  foi EXATAMENTE o que pensei, então: LEIAM!


"Você derrubou seu próprio muro. E talvez o meu também." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário