quarta-feira, 10 de maio de 2017

[LIVRO X SÉRIE] PRECISAMOS FALAR SOBRE "13 REASONS WHY"




“Na minha opinião, existem dois tipos de morte: se tiver sorte, tem uma vida longa e um dia seu corpo para de trabalhar e acabou. Mas se você não tem sorte, você morre um pouco de novo e de novo até que perceba que é tarde demais”


Li o livro escrito por Jay Asher em 2015 e tem resenha dele AQUI no blog.

Após sofrer bullying na escola, Hannah, se suicida, mas antes grava fitas explicando "Os 13 porquês" que a levaram a esse ato, se você recebeu essa fita, você é um dos porquês e deverá passar a caixa para o próximo.

Clay recebe a caixa em sua casa de maneira misteriosa e não entendi como pode ser um dos motivos do suicídio da menina que amava, para conhecer os motivos terá que ouvir todo o conteúdo e assim nos leva a conhecer todo o drama de Hannah.
"Os 13 porquês" é uma história densa que começa com uma sementinha de mentira, um pequena zoação "boba" de escola e vai virando a bola de neve que passa por cima da vida da adolescente e a faz perder a vontade de tudo.



O livro é denso. A série é mais ainda!


Os produtores da série não nos pouparam de NENHUM detalhe, nenhum mesmo, e isso deixou a série mais pesada. Apesar das pequenas diferenças de tempo, de ordem das fitas, de nome de uma personagem, a série é fiel a essência do livro, e isso me agradou quanto leitora, e por mais que eu tenha achado a série FO$@ DEMAIS de tão boa, apenas hoje, tanto tempo depois de ter terminado, consigo escrever sobre ela para vocês.

A série É muito boa, mas me trouxe uma coisa ruim, um desespero, muito maior do que no livro. A história de Jay Asher não é a minha preferida que retrata o bullying e o suicídio, pois acho que falta uma mensagem de "a depressão é real, o desespero é real, entenda as pessoas, escute e ame antes que ela se mate e seja tarde demais". Se no livro eu achei que faltou isso, na série foi ainda pior para mim! Ao assistir você aprende a gravidade do bullying, aprende a não ser um "porquê", porém para quem sofre o bullying ou outras coisas transmitidas na série é se encontra desesperado, acredito que ao assisti-la o desespero pode ser ainda pior.

Eu que leio tantos livros sobre suicídio acho MUITO legal que uma série que retrata esse assunto esteja ganhando tanta visibilidade e tenha trazido tanto debate, porém mudaria apenas esse detalhe, colocaria mais compreensão, diálogo e, principalmente, amor ❤
{E o número do CVV - Centro de Valorização a Vida 
http://www.cvv.org.br/}


Um comentário:

  1. Eu acho que 13RW virou um assunto bem polêmico justamente por chocar as pessoas acerca de algo que está ao nosso redor. Como eu disse no meu blog, penso que fo necessário transformar o livro em série e que toda essa viralização acontecesse!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir