sábado, 13 de janeiro de 2018

[RESENHA] A HISTÓRIA DO SÉCULO 20 PARA QUEM TEM PRESSA - NICOLA CHALTON E MEREDITH MacARDLE




ISBN-13: 9788558890526
ISBN-10: 8558890528
Ano: 2017 / Páginas: 200
Idioma: português
Editora: Valentina


"Achavam que o confronto terminaria em poucos e heroicos meses, e que poria um fim a todas as guerras. Na verdade, era o início de um novo tipo de guerra total, que envolveria a mobilização de civis em solo pátrio. Uma guerra que a tecnologia  assumiria uma importância destrutiva sem precedentes, uma guerra que provocaria ainda mais conflitos."




SINOPSE

“A História do Século 20 para Quem Tem Pressa” é um guia acessível para 100 anos de história moderna. Enormes avanços na ciência e na tecnologia — estimulados por exigências do comércio internacional e conflitos armados sem precedentes — resultaram no surgimento de aviões, automóveis e antibióticos que salvam vidas. Desde a queda do Império Britânico até a era nuclear, desde os avanços pioneiros nos direitos civis até a internet, o ritmo e o alcance do progresso e das mudanças foram extraordinários.

Nicola Chalton e Meredith MacArdle relatam os impressionantes eventos de um século diferente de todos, identificando as figuras-chave e os momentos decisivos desse notável período da história.

Em ordem cronológica, informações básicas sobre duas guerras mundiais, a criação das vacinas, a conquista da Lua, o fenômeno da globalização, a revolução digital, o perigo do aquecimento global... e muito mais em linguagem de fácil entendimento e com mapas ilustrativos para o leitor que deseja conhecer melhor o mundo em que vivemos.



RESENHA

O livro "A história do século 20 para quem tem pressa" faz parte da "Coleção história para quem tem pressa" e traz todos os fatos históricos resumidamente que marcaram o século passado. É uma história para quem tem pressa e ele cumpre, fielmente, o seu objetivo.

Os fatos são narrados em uma ordem cronológica, começando com as colonização, as duas grandes guerras mundias e todo o seu poder de destruição, as revoluções sociais, o Apartheid, fim do colonialismo, a guerra fria, crises políticas, avanços tecnológicos e culturais, desigualdades e ditaduras, a internet, o impacto da globalização mundial e sua importância no ano 2000.

Ao ler essa obra nos deparamos com fatos bem escritos de forma sucinta e objetiva, que vão entreter o leitor e despertar o interesse nessa Ciência Social. Claro que, como a própria coleção já diz, é para quem tem pressa e, por isso, não é um estudo aprofundado e repleto de análises, mas sim um guia prático e que amplia o conhecimento dos leitores acerca desse assunto.

A capa e o trabalho de diagramação da editora estão excelentes, a Valentina foi muito caprichosa em sua edição. Mas acredito que o fato do livro ter sido impresso em folhas brancas torna a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Não é nada que de fato prejudique o leitor, porém atrapalha na continuidade da leitura.
Indico a leitura a todos, principalmente aos curiosos sobre o assunto ou os interessados em conhecer melhor o mundo que vivemos e a origem dos problemas que ainda existem em nossa sociedade.

Nota: 4🌟


Nenhum comentário:

Postar um comentário